Título: Elo entre Santo André e Campinas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/11/2005, País, p. A4
Além de defender a tese de que a morte de seu marido teve motivação política, Roseana Garcia acredita haver um elo entre as mortes dos prefeitos Toninho do PT (Campinas) e Celso Daniel (Santo André). Emocionada, Roseana fez comentários sobre a morte do marido contendo o choro. Chegou a fazer algumas pausas para se recompor.
-Hoje estou bem melhor. No passado não conseguiria falar isso sem chorar.
A viúva de Toninho do PT, que afirma já ter sofrido ameaças anônimas, disse que Toninho pode ter sido morto por contrariar interesses de ''grupos poderosos''. Nos últimos dias, ela disse ter pedido que fosse realizada uma varredura em seus telefones por suspeitar que estavam grampeados. O resultado da vistoria foi negativo.
Para o relator da comissão, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), as declarações de Roseana indicam que o assassinato de Toninho do PT foi planejado.
O senador criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, defendeu a tese de crime comum no caso de Celso Daniel.
- O presidente, com a responsabilidade que tem, não deveria ter falado daquele jeito, se colocando contra a versão da família de Celso.
Segundo o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), a Polícia Federal deverá entrar nas investigações de Toninho do PT a pedido do Conselho Nacional do Direito da Pessoa Humana.
Em maio do ano passado, a viúva entregou um abaixo-assinado ao presidente Lula com cerca de 53 mil assinaturas, no qual solicitava a intervenção da Polícia Federal nas investigações. A viúva diz que não teve resposta sobre a solicitação. Em uma nota divulgada no ano passado, a ONG ''Quem matou Toninho?'' considerou o presidente Lula ''omisso'' no caso. (FP)