Título: Prefeitos pressionam por reforma
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/11/2005, Economia & Negócios, p. A18

Agora é tudo ou nada com relação à votação da Reforma Tributária, segundo avaliação do governo. Ontem, prefeitos de vários estados estiveram reunidos com os ministros da Fazenda, Antônio Palocci e da Coordenação Política, Jaques Wagner, e com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, para pressionar o governo a aumentar o repasse para Fundo de Participação dos Municípios em um ponto percentual, o que está incluído na Reforma Tributária, em tramitação no Congresso.

A idéia inicial dos prefeitos era destacar esse dispositivo da Reforma e forçar uma votação em separado na Câmara, mas o ministro da Fazenda foi desfavorável ao ''parcelamento''. Com isso, os prefeitos decidiram apoiar a votação completa da Reforma e agora pressionam os deputados para que haja aprovação.

Do presidente da Câmara, Aldo Rebelo, os prefeitos conseguiram ontem a garantia de que a reforma será debatida com líderes partidários da Casa, para que a pauta seja desobstruída. O governo pode até retirar o regime de urgência de medidas que tranquem a pauta. A expectativa otimista dos prefeitos é que a reforma seja votada ainda neste mês.

Segundo Jaques Wagner, o governo quer a todo custo votar a reforma tributária, parada na Câmara desde 2003.

- Vamos arriscar para perder ou ganhar no voto. Se o governo perder alguma coisa é do jogo. É melhor um fim trágico, do que uma tragédia sem fim. E isso (a reforma) está virando uma tragédia sem fim - afirmou Jaques Wagner, após participar da reunião dos prefeitos com Aldo Rebelo.

Apesar dessa declaração, Jaques Wagner tentou argumentar pelo início de um clima de paz entre oposição e governo em torno de matérias de interesse da sociedade. Pelo menos, um alívio os prefeitos conseguiram. Palocci comprometeu-se a pagar aos estados e municípios, até 5 de dezembro, R$ 2 bilhões de recursos provenientes de programas de refinanciamento de tributos atrasados.