Título: Fiesp indiferente a troca
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/11/2005, País, p. A4

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, disse ontem que a indústria não teme a eventual saída de Antonio Palocci do Ministério da Fazenda. Palocci cogitou deixar o governo após ser criticado pela ministra Dilma Roussef (Casa Civil) em meio à crise detonada pelas acusações de corrupção na sua gestão na Prefeitura de Ribeirão Preto (314 km ao norte de SP).

- O Brasil é maior do que qualquer brasileiro e do que qualquer ministro - respondeu Skaf ao ser perguntado se a indústria temia pelo efeito negativo na economia de uma possível saída de Antonio Palocci.

Os rumores sobre uma eventual substituição do ministro chegaram a agitar anteontem o mercado. Para tranqüilizar o mercado, Palocci antecipou para ontem seu depoimento no Senado. Essa decisão surtiu efeito: às 16h12 a divisa norte-americana tinha baixa de 0,22%, para R$ 2,205 na venda.

Skaf disse que não iria se manifestar sobre a saída ou permanência de Palocci à frente da Fazenda:

- Essa é uma decisão do Presidente da República.

No entanto, o presidente da Fiesp cobrou mudanças nos rumos da atual política econômica.

- O que interessa a nós é mudar a política econômica. É possível mudar a política econômica com o mesmo ministro, assim como é possível não mudar a política econômica mesmo mudando o ministro - argumentou.

Entre as reivindicações de Skaf está a criação de condições para acelerar o crescimento da economia e a ampliação dos investimentos, como a redução dos juros. - Essa política econômica levará ao desaquecimento do Brasil - disse o presidente da Federação de Indústrias de São Paulo.