Título: Ato de apoio no Rio
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 17/09/2005, País, p. A7

Em meio a um conturbado processo de cassação, o deputado José Dirceu vem ao Rio hoje para receber - a partir das 18h - o apoio de políticos, vereadores e artistas no auditório da Universidade Cândido Mendes. Organizado por integrantes da corrente petista Articulação, os organizadores do Ato em Defesa da Justiça, da Democracia e da Constituição sustentam que não há provas para incriminar o ex-ministro.

- O que precisa ser debatido não é apenas o José Dirceu. Ninguém pode ser cassado em cima do ouviu dizer. Cassar alguém sem ter um dado palpável é o reestabelecimento do AI-5 - argumenta o deputado federal Luiz Sérgio, um dos organizadores do evento.

Segundo ele, a avaliação do relator da CPI do Mensalão, o deputado Abi-Ackel, de que não ficou comprovado o mensalão é mais uma prova da inocência de Dirceu. No entanto, o relatório aponta que houve transferências de recursos financeiros que configuram caixa 2. Luiz Sérgio acha injusto que apenas uma pessoa seja punida pela irregularidade.

Apesar de nenhum político de outras correntes do PT ter confirmado presença, os organizadores os realizadores argumentam que a manifestação está acima da questão partidária.

- Será um processo de resgate da figura do Dirceu - diz o vereador Edson Santos.

Alguns artistas confirmaram participação, entre eles José de Abreu, Paulo Betti e Luiz Carlos Barreto.