Título: Deputado recebe apoio no Rio
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/11/2005, País, p. A4
O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu chegou ovacionado, às 18h30 de ontem, no Ato em Defesa da Justiça da Democracia e da Constituição, organizado pelos deputados federal Luiz Sérgio e estadual Gilberto Palmares e pelo vereador Edson Santos. O ex-ministro se sentia em casa, sendo ciceroneado pelos militantes do grupo Articulação, entre eles a ex-governadora Benedita da Silva, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e o prefeito de Paracambi, André Ceciliano. Logo na abertura da fala, animou os cerca de 300 militantes presentes: ¿ Minha vida não tem sentido sem o PT ¿ bradou.
Em campanha para se livrar da cassação de seu mandato e de seus direitos políticos na Câmara, o deputado transferiu a responsabilidade para todos os militantes petistas.
¿ O que está em causa não é só o José Dirceu. É também o PT e o governo do presidente Lula. É uma parte da nossa história ¿ comentou.
Apoiado pelo cientista político Candido Mendes, Dirceu partiu para o ataque à oposição, que, segundo ele, planeja levar o país a uma situação de ¿ingovernabilidade¿, com o objetivo de impedir uma vitória petista na eleição de 2006.
De acordo com Dirceu, ¿o objetivo da oposição não é esclarecer, não é investigar¿ os fatos relacionados à suposta prática de corrupção por integrantes do governo e participantes da campanha eleitoral de 2002. E acrescentou que quer investigações a fundo.
¿ Quero ser investigado. Só não aceito pré-julgamento, presunção de culpa, inversão do ônus da prova e linchamento político.
Apontado como o mais importante auxiliar de Lula até o início do escândalo do mensalão, o ex-chefe da Casa Civil elogiou o desempenho do ministro da Fazenda no depoimento no Senado, mas criticou o fato de a oposição não ter feito perguntas sobre as denúncias.
¿ A oposição quer esclarecer as denúncias e punir ou desestabilizar o governo? ¿ indagou.