Título: Adiado depoimento de ex-assessor de Palocci
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/11/2005, País, p. A4
A CPI dos Bingos decidiu adiar para quinta-feira, o depoimento de Vladimir Poletto, economista e ex-assessor do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na época em que foi prefeito de Ribeirão Preto. Segundo o presidente da comissão, senador Efraim de Moraes (PFL-PB), o adiamento do depoimento previsto para hoje tem o objetivo de dar mais tempo para comissão estudar documentos sobre a atuação de Poleto na gestão de Palocci.
Outro ponto destacado pelo presidente da CPI dos Bingos é a necessidade de ouvir atentamente as fitas gravadas pelo do Ministério Público (MP) em que Poleto conversa com o advogado Rogério Buratti, também ex-assessor de Palocci na prefeitura, e assessores do petista no Ministério da Fazenda. Entre os interlocutores do economista está o ex-chefe de gabinete do ministro, Juscelino Dourado.
Poleto é suspeito de promover tráfico de influência junto ao governo federal para beneficiar empresas. Além disso, a comissão espera que ele explique as informações publicadas na revista Veja sobre suposta doação financeira do governo cubano destinada ao PT. O ex-assessor de Palocci entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para garantir seu direito ao silêncio no depoimento.
Hoje, a CPI vai ouvir as viúvas de dois prefeitos petistas assassinados: Rosana Garcia, mulher de Toninho do PT, ex-prefeito de Campinas, assassinado em 2001, e Ivone Santana, companheira do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado 2002.
Com agências