Título: CPI vai pedir indiciamento de Delúbio e Marcos Valério
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/11/2005, País, p. A4

O sub-relator da CPI dos Correios Gustavo Fruet (PSDB-PR) vai pedir o indiciamento do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza durante apresentação do relatório parcial da comissão, previsto para ser divulgado na quinta-feira.

Fruet vai encaminhar o pedido ao Ministério Público baseado em indícios de lavagem de dinheiro e tráfico de influência levantados ao longo de meses de investigação da CPI.

A comissão já apresentou relatório sobre 18 deputados que supostamente teriam incorrido em quebra de decoro. Desses 18 deputados, um total de 13 sofre processo por quebra de decoro no Conselho de Ética, um já foi cassado (Roberto Jefferson), três renunciaram (Carlos Rodrigues, José Borba e Paulo Rocha) e um foi absolvido pelo Conselho (Sandro Mabel).

Delúbio e Marcos Valério são apontados como os operadores de um esquema para distribuição de recursos para parlamentares. O ex-tesoureiro e o empresário, no entanto, admitiram no máximo ter trabalhado com ''recursos não contabilizados'' em campanhas.

Segundo Fruet, os contratos de publicidade das empresas de Marcos Valério com estatais foram usados para o financiamento de caixa 2 em campanhas eleitorais. Ele também afirmou que a participação dessas estatais terá destaque no relatório de quinta-feira.

A CPI deve ainda se reunir com o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para ter acesso a documentos sobre a movimentação financeira do publicitário Duda Mendonça no exterior.

Sobre as denúncias da existência de grampos na CPI, a Polícia Federal rastreou ontem os telefones do gabinete do relator da comissão, Osmar Serraglio, a procura de aparelhos de escuta no local. Nada, entretanto, foi encontrado.