Título: Varig volta a perder participação de mercado
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Fonte: Jornal do Brasil, 08/11/2005, Economia & Negócios, p. A17
Em meio à indefinição sobre seu futuro, a Varig voltou a perder participação no mercado doméstico de aviação comercial. A fatia da companhia recuou de 25,4% em setembro para 25,1% em outubro, de acordo com dados do Departamento de Aviação Civil (DAC). Com isso, manteve a terceira colocação no ranking, atrás de TAM e Gol. Para analistas de mercado, a empresa deve continuar a perder terreno nos próximos meses, já que não tem dinheiro para encomendar novas aeronaves e ampliar a frota.
A TAM foi a que mais cresceu com a crise na Varig. Sua participação subiu de 43,2% em setembro para 43,8%, o que garantiu a liderança no mercado doméstico. A Gol permaneceu em segundo, com 28,7%, contra 28,8% em setembro.
O transporte aéreo de passageiros nos vôos domésticos cresceu 27,1% em outubro na comparação com igual mês de 2004. De janeiro a outubro, o mercado cresceu 18,7% frente ao mesmo período do ano passado. Em outubro, a taxa média de ocupação das aeronaves foi de 71%, maior que o aproveitamento de 68% medido em igual mês de 2004.
Apesar da crise, a Varig ainda liderou em outubro o mercado internacional, com 77,04% de participação. A TAM deteve 20,5% do transporte aéreo de passageiros em vôos internacionais. A participação da Gol foi de 2,43%.
De olho na crise da Varig, TAM e Gol se preparam para ampliar a malha aérea internacional. A Gol, que inaugurou ontem uma linha para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, se prepara para voar até o fim do ano para Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai). No próximo ano, a companhia espera dar início à operação de uma empresa aérea de baixo custo no México. Já a TAM inaugura na quinta-feira sua primeira rota para Nova York. Além disso, a companhia deve inaugurar até o fim do ano dois novos vôos internacionais: Lima-São Paulo e Caracas-Manaus. A companhia também negocia a possibilidade de voar para Londres a partir de 2006.
Em outubro, o transporte internacional de passageiros caiu 2% em relação ao mesmo mês do ano passado, apesar da forte queda do dólar no período. A ocupação média das aeronaves foi de 79%. De janeiro a outubro, o segmento evoluiu 8,4% frente a igual período de 2004.
Na contramão da expansão do mercado, a WebJet, companhia aérea de baixo custo, suspendeu temporariamente a operação de vôos para Brasília. A empresa informou que a medida faz parte do plano de readequação de sua malha aérea. Além disso, desistiu de voar para Salvador, rota que começaria a operar no último dia 1º.
Com agências