Título: Roriz critica ''descalabro'' na agricultura
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/11/2005, Brasília, p. D3

O governador Joaquim Roriz criticou ontem o que considerou como ''verdadeiro descalabro'' que está acontecendo no setor agropecuário. As acusações foram feitas durante a comemorações do aniversário da revista Dinheiro Rural em São Paulo. Segundo ele, o retorno da febre aftosa no País não teve a atenção devida, por parte do governo federal, e o País vem sofrendo um grande prejuízo.

Durante seu discurso, proferido diante de uma platéia de representantes do setor agropecuário com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do deputado federal e presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (PFL-GO), Roriz foi muito aplaudido. Conhecedor do assunto -- durante toda a sua vida o governador dedicou-se a criação de gado e, por isso, tem força de voz no setor. O reconhecimento de seu trabalho também no setor agropecuário lhe rendeu homenagens durante as comemorações do primeiro aniversário da revista.

Roriz lembrou que o setor representa mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Entretanto, segundo Roriz, a política agrícola desenvolvida pelo PT, que está hoje no Poder, vem proporcionando um grande prejuízo a toda uma geração.

O governador afirmou que as autoridades tentam retirar o problema da febre aftosa de foco e atirar uma cortina de fumaça para esconder a situação, mas o que vem acontecendo é que mais de 50 países já proibiram a entrada da carne brasileira.

- A doença se espalha. Cada vez mais o gado é sacrificado e a população, que contava com a baixa do preço da carne, está assistindo o contrário - afirmou o governador.

Prejuízos - Segundo Roriz, há três anos o Governo Federal destruiu todo o trabalho de conscientização sobre vacinação de gado que vinha sendo desenvolvido há décadas.

- O Brasil conseguiu isolar a febre aftosa em determinadas áreas e ganhou, com um trabalho constante de convencimento, a confiança dos mercados sobre a carne brasileira - lembrou.

Todo este trabalho foi colocado por água a baixo, segundo Roriz.

- Em meio a prejuízos incalculáveis e a ameaça de uma onda se desemprego no setor, o governo federal tenta minimizar a gravidade da questão, apontando culpados. O verdadeiro culpado do retorno da febre aftosa é o atual governo - desabafou o governador Roriz, despertando novos aplausos da platéia.

Roriz citou ainda, entre os erros cometidos pelo Governo Federal no setor rural, a liberação de apenas 20% do orçamento destinado ao Ministério da Agricultura e o contingenciamento de nada menos do que 80% dos recursos destinado à prevenção e ao combate às doenças que atingem os rebanhos.

O governador afirmou que, no Distrito Federal, toda a garantia à saúde dos animais tem sido paga apenas pelos cofres do GDF. Segundo ele, o DF não recebe verbas para a defesa sanitária há mais de três anos.

- O rebanho no Distrito Federal está 100% imunizado. Nós vacinamos nosso gado em maio e a segunda vacinação, que seria em novembro, foi antecipada para outubro - garantiu Roriz.