Título: Deputados querem suspender pedágio
Autor: Gustavo de Almeida
Fonte: Jornal do Brasil, 10/11/2005, Rio, p. A14

Os deputados Paulo Ramos (PDT) e Paulo Pinheiro (PPS) apresentaram projeto de lei ontem pedindo a suspensão da cobrança do pedágio na Via Lagos enquanto estiverem sendo feitos reparos na BR-101. Projeto parecido foi apresentado pelo presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado Glauco Lopes (PSDB) - este, autorizando redução na tarifa enquanto as obras não são concluídas. A briga promete parar na Justiça, caso o projeto seja mesmo votado em regime de urgência terça-feira - Ramos e Pinheiro conversam hoje com o presidente da Alerj, Jorge Picciani, para convencê-lo a alterar a pauta. Ramos não teme a briga judicial:

- Já há briga com a Via Lagos por causa de um dos meus projetos que estabelece que o horário especial para majoração de tarifa da Via Lagos continue vigorando da meia-noite de sexta para sábado até a meia-noite de domingo. Os contribuintes que usam a estrada federal não podem ser penalizados com pedágio por que a ponte caiu.

A governadora Rosinha Matheus enviou ofício ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo urgência nas obras e alertando para a sobrecarga nas rodovidas estaduais. Rosinha denunciou também a existência de uma outra ponte sobre o Rio São João, também na BR-101, depois do município de Silva Jardim, que estaria com problemas graves de estrutura. À noite, a governadora telefonou para o ministro dos transportes, Alfredo Pereira do Nascimento, denunciando a existência da outra ponte comprometida. O ministro disse à governadora que já havia tomado conhecimento dos problemas da BR-101.