Título: Agrava-se o estado de saúde de bispo do DF
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 10/11/2005, Brasília, p. D5

Medicado em casa, dom Geraldo Ávila teve proibidas as visitas

É grave o estado de saúde do bispo dom Geraldo Ávila, arcebispo militar do Brasil e autoridade eclesiástica em Brasília há 43 anos. Aos 76 anos de idade, vítima de um tumor no rim esquerdo, passou recentemente por tratamento radioterápico. Debilitado, não sai do apartamento onde mora, na 112 Sul. O quarto foi adaptado para as necessidades do paciente. O bispo respira sem a ajuda de aparelhos. As visitas foram proibidas pelos médicos que o acompanham. Segundo o assessor de dom Geraldo Ávila, José Carlos de Medeiros, a equipe médica considera que alterações emocionais provocadas pelas visitas podem prejudicar ainda mais o estado de saúde do bispo. Apenas a família, dois enfermeiros e dois médicos acompanham o bispo diariamente.

- Ele está muito bem acompanhado - disse Medeiros, referindo-se, também, ao apoio espiritual recebido pelo bispo durante a doença.

De acordo com o assessor, dom Ávila aceita a doença com muita resignação e paciência. Na terça-feira, pediu que o capelão presente em sua casa celebrasse uma missa. O bispo acompanha as missas celebradas em seu quarto e demonstra alegria ao ver os companheiros cantarem suas músicas prediletas da Igreja Católica.

Companheiro de Dom Ávila nos trabalhos no Ministérios da Defesa e na Igreja Católica, Medeiros está emocionado com a forma encontrada pelo bispo para enfrentar a enfermidade.

- Ele oferece todo o sofrimento ao povo e à Igreja - contou Medeiros.

Biografia - A vida de Dom Ávila na Igreja começou cedo. Quando bebê teve uma doença grave. A mãe fez uma promessa: se o filho se curasse seria padre. Aos 12 anos, com o nome de Gerraldo de Ávila, entrou para o Seminário. Aos 24 anos, tornou-se diácono.

Chegou a Brasília em 1962. Em 1977 tornou-se bispo auxiliar da capital. Permaneceu neste cargo até 1990 quando foi nomeado arcebispo militar do Brasil, posição que ocupa até hoje. Antes de adoecer celebrava missas na Catedral Rainha da Paz, no Eixo Monumental.