Título: Lula e Fernando Henrique recebem críticas
Autor: Juliana Rocha e Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 22/11/2005, País, p. A4

Os senadores Jefferson Peres (PDT-AM) e Pedro Simon (PMDB-RS) fizeram duras críticas aos rumos do governo Lula, que segundo eles deu um exemplo de falta de ética à população brasileira. Eles alertaram para a impunidade no Brasil, que estimula a prática da corrupção. ¿ O Brasil é mesmo o país da impunidade. Vigarista tem em qualquer lugar do mundo, mas aqui só ladrão de galinha vai para a cadeia ¿ alertou Simon.

O senador Jefferson Peres fez uma crítica contundente à classe política em geral, afirmando que ¿é patrimonialista e confunde o público com o privado¿. E acrescentou que existe no Brasil uma certa tolerância para pequenas infrações, como loteamento de cargos públicos e nepotismo.

¿ Sou tolerante com os erros alheios, mas não com a coisa pública. Essa intransigência não é moralismo não, é tolerância zero mesmo ¿ afirmou o senador, recebendo os aplausos da platéia do seminário.

Ele avalia que a crise política e institucional brasileira chegou ao fundo do poço e aponta que o resgate da dignidade do brasileiro passa por uma mudança cultural e institucional.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) ressaltou a frustração do povo brasileiro com o governo Lula. Ele criticou o comportamento do PT diante das CPIs no Congresso e a corrida para impedir a prorrogação dos prazos de investigação. Peres voltou suas críticas também para o movimento de privatizações de Fernando Henrique Cardoso. Mais uma vez, Simon concordou e questionou o destino dos recursos da privatização.

¿ Aonde foram parar os R$ 85 milhões para privatizações. Não foi para pagamento da dívida e também não foi para obras públicas. Até porque Fernando Henrique não fez nenhuma obra pública.

Ele acrescentou que FH impediu a criação de CPIs no seu mandato, como da compra de votos para a emenda constitucional da reeleição, o que o senador garante que ocorreu. Ele participou de duas CPIs no governo do presidente Fernando Collor de Melo. (J.R)