Título: TAP renova frota
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 22/11/2005, Economia & Negócios, p. A19

A estratégia da TAP não se resume apenas à luta por participar da recuperação judicial da Varig. Ontem, a fabricante européia de aviões Airbus anunciou que a estatal portuguesa vai adquirir dez aeronaves A350 e sete A330. Os valores da operação não foram informados, mas a negociação é estimada em US$ 2,8 bilhões. O acordo foi fechado durante o Salão Aéreo de Dubai, que começou no último domingo nos Emirados Árabes.

O acordo assinado entre asduas companhias prevê que os primeiros aparelhos A350 sejam entregues à TAP a partir de 2013. O avião, lançado este ano, é o grande concorrente de mercado do Boeing 787 Dreamliner, da empresa americana.

De acordo com a Airbus, o acordo coloca a empresa portuguesa no grupo das dez companhias aéreas com previsão de uso do novo modelo. No total, o avião já recebeu 143 pedidos de compra.

As sete aeronaves A330-200, por sua vez, começarão a ser entregues em 2007. O objetivo da TAP com as aquisições seria incrementar o seu tráfego com África e América, com vôos a partir da Europa.

Estes não foram os únicos frutos que a Airbus colheu durante o salão nos Emirados Árabes. A feira proporcionou outros negócios, embora os valores envolvidos também não tenham sido divulgados. A indiana Kingfisher anunciou sua intenção de comprar 30 Airbus dos modelos A319 e A320, que serão entregues a partir de 2008.

Enquanto isso, a empresa de leasing Alafco, com base no Kuwait, assinou o contrato para a compra de 12 A350, que serão entregues a partir de 2012.

Outra das operações foi a venda de dez A318 à National Air Services, uma empresa com sede na Arábia Saudita que presta serviços para clientes de alto nível econômico do Oriente Médio.

Com agências