Título: Varig muda de comandante
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 22/11/2005, Economia & Negócios, p. A19

O Conselho de Administração da Varig optou por uma solução caseira para dar prosseguimento ao processo de recuperação judicial da companhia. Marcelo Bottini, que ocupava a vice-presidência Comercial da empresa, foi escolhido para substituir Omar Carneiro da Cunha na presidência da Varig.

Bottini se transforma assim no oitavo presidente da companhia desde 2000. A nomeação já era esperada desde sexta-feira, quando David Zylbersztajn, Carneiro da Cunha, Eleazar de Carvalho e Marcos Azambuja foram desligados do Conselho de Administração da Varig. Ontem, além de nomear Humberto Rodrigues Filho como novo presidente do Conselho no lugar de Zylbersztajn, os conselheiros remanescentes promoveram Bottini.

Para assumir a presidência, o executivo se desligou do Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta (FRB), dando lugar a João Luis de Sousa, atual presidente da VarigLog.

Ainda ontem, Bottini participou de reunião de diretoria que contou com a presença do administrador judicial da Varig, João Raimundo Cysneiros Vianna. O encontro teve como principal objetivo traçar novas diretrizes no plano de recuperação da companhia, embora exista a preocupação de evitar mudanças bruscas. Desta forma, a negociação que levou à compra de VarigLog e Varig Engenharia e Manutenção (VEM) pela Aero-LB - empresa brasileira comandada por TAP, pelo fundo Stratus e pela GeoCapital, de Macau - por US$ 62 milhões está mantida. A estratégia agora seria, segundo fontes, tentar buscar a melhor oferta possível no leilão que será realizado no próximo dia 9 de dezembro para elevar o preço de venda das subsidiárias.

O diretor de Comunicação da TAP, António Monteiro, confirmou que a estatal portuguesa já fez suas indicações para os conselhos de VarigLog e VEM. Para a subsidiária de carga foram indicados Jorge Sobral, que comanda a TAP Manutenção e Engenharia, e Michael Connoly, diretor financeiro da TAP. Já para a empresa de manutenção foram designados Connoly e Luiz da Gama Mór, vice-presidente da estatal.

Pelo acordo firmado com a Varig, a Aero-LB tem direito a indicar três dos cinco conselheiros de cada empresa, dos quais dois já foram designados pela TAP. Segundo o diretor de Comunicação, os executivos devem começar a trabalhar apenas no começo do mês que vem, após a apresentação de outras propostas pelas subsidiárias.

- Mas não estão previstas mudanças nas companhias. As diretorias continuarão as mesmas e seguirão trabalhando normalmente - garantiu Monteiro.

Monteiro disse ainda que a estatal não comentará as mudanças no comando da Varig.