Título: Lucro e desrespeito recordes
Autor: Cristiane Crelier
Fonte: Jornal do Brasil, 13/11/2005, Economia & Negócios, p. A17

Bancos voltam a apresentar os maiores resultados da história, mas relutam em investir na melhoria do atendimento ao público

Lucros vistosos, atendimento a desejar. Colecionadores de ganhos recordes, os bancos vêm acumulando também queixas de clientes em relação ao tratamento dispensado. Na última semana, foi adiada mais uma vez a decisão judicial que dirá se os bancos devem ou não se submeter ao Código de Defesa do Consumidor. Enquanto isso, eles seguem no topo da lista de reclamações das entidades de defesa do consumidor, junto com as empresas de telefonia.

Nos nove primeiros meses de 2005, os bancos já ultrapassaram os ganhos obtidos em todo o ano passado. O Bradesco lidera a safra de recordes, com lucro de R$ 4,051 bilhões no período, seguido pelo Itaú, com R$ 3,827 bilhões. Segundo as instituições, os resultados decorrem da cobrança de taxas de serviços, das operações de crédito e dos rendimentos com títulos do governo. E não foi a primeira vez que os bancos se superaram com tamanha folga. Segundo a consultoria Austin Rating, o lucro do setor subiu 22,4% em 2004, ante o resultado de 2003.

Os clientes, porém, não têm muito o que comemorar. As principais reclamações que constam nas entidades de defesa do consumidor se referem à cobrança de juros abusivos e capitalizados (os chamados juros sobre juros), tarifas altas e pouco transparentes, filas com longo tempo de espera, atendimento ruim, desinformação dos funcionários que deveriam orientar os clientes e cláusulas abusivas em contratos, que deixam brechas para mudanças unilaterais - sempre favoráveis aos bancos.

A falta de transparência é a queixa número 1 da administradora Heloísa Navarro. De acordo com ela, o tratamento dispensado pelo Itaú, de que é correntista, deixa a desejar.

- Quando entrei no banco, era cliente cinco estrelas porque fiz um depósito inicial elevado. Mas, por conta desse status, pagava tarifas muito mais altas. Quando me dei conta, pedi para mudar para um nível mais baixo. Assim, a tarifa de administração da conta caiu de R$ 16,25 para R$ 6,50, e a de ''adiantamento de depositante'', que eu nem sei bem o que é mas pago todo mês, caiu de R$ 39 para R$ 20,50 - conta. A maioria das taxas não sei a que se referem. Já tentei me informar, mas continuei sem entender.

O Itaú informa que as tabelas de tarifas estão disponíveis em todos pontos de atendimento e na internet, sendo atualizadas mensalmente.