Título: Água ganha espaço no Zoológico
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/11/2005, Brasília, p. D3

O Jardim Zoológico de Brasília abre suas portas quarta-feira com uma atração inusitada. Próximo à jaula dos hipopótamos, um tubo de dois metros de diâmetro conduzirá o visitante ao Espaço da Água, formado por três salas - uma para exposição, uma para pesquisa e um auditório - com área de 600 metros quadrados, cercada de água. A obra, que custou R$ 350 mil, foi financiada pela Petrobras, patrocinador master do projeto. Voltado à difusão do uso racional da água e preservação das nascentes e mananciais, o projeto foi elaborado pela organização não-governamental Amigos do Futuro. A proposta concorreu com 1.681 outras apresentadas ao Programa Ambiental da Petrobras e foi selecionado com mais 29.

O espaço, criado pelos arquitetos Luiz Otávio e Liu Dória, não será mais uma obra arquitetônica, entre as várias outras que marcam a capital da República. A sua inauguração é o início da campanha Amigos da Água, que se estenderá até o final de 2006.

- Vamos investir também na capacitação de 500 professores-multiplicadores para o uso racional da água - explica Regina Pierati, presidente da ONG Amigos do Futuro, que tem como parceiros nesse empreendimento o UniCeub e o Banco Real.

Todo o segundo domingo de cada mês, haverá uma série de atividades para estimular mudança de atitudes frente aos recursos hídricos. Teatro, música, artes plásticas, dança, palestras e muitas outras ações para alertar o brasiliense sobre os riscos que correm a atual e as futuras gerações se não houver preocupação com o uso correto da água

- Não estamos dizendo que a água vai acabar. A quantidade é a mesma desde o início do do planeta. Estamos alertando para o risco de não termos água potável para o consumo humano. Podemos ficar sem ela, não pela quantidade, mas, sim, pela qualidade - afirma Regina Pierati, acrescentando é que preciso ensinar as crianças, os jovens e também os adultos a não poluir e a não desperdiçar um recurso fundamental à vida.

O Espaço Água terá atividades permanentes de educação ambiental. Ficará aberto às escolas das rede públicas e privadas, de terça-feira à domingo. A expectativa da organização é atingir 1,5 milhão de pessoas com a campanha e também com as ações de educação ambiental.

A capacitação dos primeiro multiplicadores será feita pelo professor Buritis, de geografia do UniCeub. Em seguida, os integrantes da Amigos do Futuro - Rejane Pierati, Rízia Alves e Juliana Andrade - darão continuidade ao trabalho.

A primeira ação da campanha Amigos da Água fora do Jardim Zoológico ocorrerá dia 19, quando representantes da Amigos do Futuro estarão participando do Fórum de Educação Ambiental do Vale da Contagem, em Sobradinho.