Título: Irmão e amigo de Lula na mira de CPI
Autor: Fernando Exman
Fonte: Jornal do Brasil, 14/11/2005, País, p. A3

As Comissões Parlamentares de Inquérito instaladas no Congresso retomarão os trabalhos a partir da quarta-feira, após o feriado prolongado. A agenda das CPIs demonstra que o governo terá outra semana de preocupações. Na quarta-feira, a CPI dos Correios recebe Carla Cicco, ex-presidente da operadora de telefonia Brasil Telecom. A empresa era administrada pelo Grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, suspeito de ser um dos financiadores do esquema do valerioduto. A executiva já cancelou uma vez sua ida à CPI, segundo se comenta porque não queria faltar à Maratona de Nova York.

Em suas sub-relatorias, a CPI dos Correios colherá os depoimentos do dono de uma das franquias da estatal, João Leite Netto, da secretária de Delúbio Soares enquanto ele ocupava a tesouraria do PT, Solange Pereira de Oliveira, e da funcionária do departamento financeiro da SMP&B - agência de publicidade de Marcos Valério - Geíza Santos.

Na quinta-feira, a CPI dos Correios deve apresentar o relatório parcial da sub-relatoria de contratos, do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

A CPI dos Bingos colherá nesta semana depoimentos que poderão complicar ainda mais a situação do governo. Está agendada para quarta-feira a ida à comissão do presidente do Sebrae, Paulo Okamoto. Ele declarou ter quitado empréstimo contraído do PT pelo presidente Lula. A oposição tentará descobrir se o dinheiro utilizado para esse pagamento é oriundo do valerioduto.

Outro depoimento marcado pela CPI dos Bingos é o de Afrânio Nabuco, suspeito de intermediar encontros entre dirigentes da Gtech e da Caixa Econômica Federal.

A CPI dos Bingos deve votar também, nesta quarta-feira, requerimento do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que pede a convocação de Genival Inácio da Silva - conhecido como Vavá -, irmão do presidente Lula. Genival é suspeito de ter praticado tráfico de influência no governo.

Na quinta-feira, será a vez de o caso Celso Daniel voltar ao centro das atenções. A CPI dos Bingos marcou os depoimentos dos empresários Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, e Ronan Maria Pinto, além do ex-secretário da prefeitura de Santo André, Klinger de Oliveira Sousa. Os três são suspeitos de estarem envolvidos na morte do ex-prefeito petista Celso Daniel, ocorrida em 2002.

A CPI do Mensalão apenas agendou para a quarta-feira uma reunião administrativa, para a votação de requerimentos.