Título: PF investiga fraude em estoque de feijão
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 14/11/2005, País, p. A4

Uma carga de 123 toneladas de feijão de ''boa qualidade'' do governo federal - destinado a famílias carentes - sumiu dos armazéns contratados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Do total, 39,6 toneladas foram desviadas e 83,4 toneladas foram trocadas por feijão de padrão ''desqualificado para consumo humano''. A fraude aconteceu no município de Rolim de Moura (RO), no fim do ano passado, durante transferência do produto para outros Estados. A Polícia Federal começou a investigar o caso em abril e já indiciou três representantes de armazéns de estocagem. Agora, a PF investiga a participação de servidores da Conab nos desvios. A fraude do feijão em Rondônia vem levantando dúvidas dentro do governo federal sobre os estoques de outros Estados, já que o sistema permite desvios de tamanha quantidade.

Ao todo, a Conab adquiriu 11,8 mil toneladas de feijão de mais de 6 mil pequenos agricultores de Rondônia, para os programas sociais do governo. Os desvios ocorreram nos armazéns da Cooperativa de Trabalho e Armazenagem (Cootral). O diretor financeiro da Cootral, José Donizete Scadelai, é um dos indiciados pelo sumiço.

- Fui indiciado por ser fiel depositário do feijão. Mas só tinha essa função para cumprir regra da Conab - admite José Donizete.

Ele atribui parte da culpa à própria Conab. Segundo José Donizete, o atual superintendente da Conab, Niécio Campanati Ribeiro, autorizou a retirada do feijão dos depósitos da Cootral pelo sistema de ''estimativa'', ou seja, por número de sacas do produto, não pelo peso dos carregamentos.

Campanati afirma que a operação de retirada do feijão foi acompanhada pela Gerência de Operações da Conab no Estado. Ele admite que o feijão pode ter saído dos armazéns por estimativa, mas não reconhece fraude nas operações.

- A Conab já foi indenizada - diz Campanati.

A Conab enviou à PF ofício com um ''encontro de contas'' com os armazéns Cootral para compensar o feijão desviado. Para a PF, no entanto, é importante descobrir a amplitude da fraude e identificar todos os envolvidos.