Título: Mercado aprova Palocci
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/11/2005, Economia & Negócios, p. A17

A avaliação de analistas do mercado financeiro sobre o depoimento do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na Câmara foi positiva. A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta de 1,22%. No mercado de câmbio, no entanto, reinou a volatilidade. Os rumores de que Palocci deixaria o governo e os leilões cambiais feitos pelo Banco Central fizeram o dólar bater R$ 2,268 na manhã de ontem. Nas últimas horas de negociação, a moeda norte-americana perdeu força, mas fechou com expressiva alta de 1,08%, a R$ 2,247.

O mercado abriu com a suposição de que Palocci já teria pedido demissão. Mesmo com um dia tenso, o Banco Central realizou a venda de contratos de swap cambial reverso. Os títulos têm o efeito de compras de dólares no mercado futuro e, conseqüentemente, eleva as chances de a moeda americana subir. A Bovespa caiu 2,05% na primeira hora do dia.

Mas as declarações de Palocci aliviaram o mercado. A divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve também ajudou a melhorar os indicadores. Operadores do mercado interpretaram o documento como um sinal de que o banco central dos EUA pode estar próximo de encerrar o aperto monetário.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anuncia hoje a nova taxa básica (Selic). Analistas acreditam em uma redução de 19% para 18,5%.