Título: TV veta anúncio de raiva no Maranhão
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/11/2005, País, p. A6
A rede Mirante de Televisão, afiliada à Rede Globo no Maranhão, que pertence à família do senador José Sarney (PMDB-AP), vetou a veiculação da propaganda do governo estadual com esclarecimentos sobre a raiva humana. Coincidência ou não, ano passado o senador rompeu politicamente com o atual do estado governador José Reinaldo Tavares (PSB). A família controla também as rádios AM e FM e o jornal O Estado do Maranhão.
A direção da emissora alegou que o governo tem dívida com a rede. O diretor comercial da emissora, Francisco Alexandre Mello Franco, afirmou não saber o valor do débito. Ressaltou que a não-veiculação da mídia seja por motivos políticos:
- O departamento comercial não se envolve em questões políticas. Somos concessionária pública e não nos envolvemos nisso - disse.
A Secretaria de Comunicação do Estado, no entanto, não confirma nem nega a existência da dívida. Segundo a secretária Flávia Regina Bezerra de Melo, o débito teria ocorrido antes de ela assumir o cargo, em novembro de 2004:
- A gente fez um informe de utilidade pública para que, em função desta questão política séria, não tivesse caráter de propaganda política de governo.
Desde o início do ano, 24 pessoas morreram no Estado em decorrência da raiva. Segundo a secretária, a propaganda está sendo veiculada nas demais emissoras do Estado. De acordo com o diretor comercial, a rede Mirante tem quatro emissoras no Maranhão e atinge 92% do território do Estado. (F.P.)