Correio Braziliense, n. 21819, 12/12/2022. Política, p. 2

Esquema estratégico



A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), que coordena o super esquema de segurança para a diplomação do presidente e vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), orientou os motoristas que evitem, hoje, a região onde ocorrerá a cerimônia. O evento acontecerá, hoje, às 14h, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Setor da Administração Federal, em Brasília. 

 As vias de acesso ao TSE tribunal serão bloqueadas e só passará servidores e credenciados para a diplomação, a barreira será feita pela Polícia Militar (PMDF). Foram convidados cerca de mil pessoas, entre convidados, servidores e jornalistas. O cerimonial do TSE confirmou 280 nomes até a última sexta-feira, entre eles, 45 representantes diplomáticos estrangeiros.

Os atendimentos presenciais na Justiça Eleitoral foram suspensos e serão feitos de forma remota. Apesar da restrição de circulação de pessoas, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, informa que terá uma área para manifestantes e apoiadores que forem até o local.

Junto com a Polícia Judiciária do TSE, haverá o reforço da estratégia de segurança com a SSP/DF e a Polícia Federal (PF). Foi montado um Protocolo de Operações Integradas (POI) que prevê ações conjuntas entre os órgãos locais e federais. A movimentação na área será acompanhada pelo sistema de monitoramento de imagens e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

Uma das ações será observar a movimentação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que devem tentar bloquear a entrada para a diplomação. Eles estão se reunindo em frente ao Congresso, desde sábado. “Estamos atentos às manifestações e movimentações pela cidade para eventuais adaptações no planejamento que sejam necessárias, mas está tudo dentro do previsível. Haverá controle do trânsito na região e espaços bloqueados, com acesso restrito, visando garantir a realização da cerimônia e a chegada dos participantes”, diz o secretário do Segurança do GDF.

Os órgãos montaram uma Cidade da Segurança, ao lado do TSE, que contará com a presença de diversos órgãos das forças de segurança pública — Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal, Detran. A intenção é dar maior celeridade aos atendimentos de emergência.

A PM disponibilizou unidades especializadas — tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais — para apoio. Todas as ocorrências serão concentradas na 5ª Delegacia de Polícia, responsável pela área.

Na área interna do Tribunal, agentes da PF estarão responsáveis pela segurança pessoal de Lula e dos familiares, além da vigilância interna do evento. Para entrar no Plenário, os convidados passarão por uma barreira de detectores de metal. O esquadrão antibomba da PF fará uma varredura no prédio, como de costume.