Título: BHP pede reajuste maior do minério
Autor: Tan Hwee Ann
Fonte: Jornal do Brasil, 27/11/2005, Economia & Negócios, p. A21

A australiana BHP Billiton, a maior mineradora do mundo, tentará novamente no ano que vem fazer com que as siderúrgicas asiáticas aceitem um reajuste maior do seu minério de ferro, sob a alegação de que o transporte marítimo a partir da Austrália reduz o custo das indústrias em relação ao minério brasileiro da Vale do Rio Doce.

Este ano, a chinesa Baosteel e siderúrgicas concorrentes rejeitaram a tentativa da BHP de obter um reajuste de até 115% para seu minério de ferro, na tentativa de refletir o menor custo do transporte marítimo de cargas despachadas a partir da Austrália. A BHP, sediada em Melbourne, na Austrália, teve de aceitar o aumento de 71,5% determinado pelas siderúrgicas - o mesmo percentual instituído para a Vale, a maior exportadora mundial de minério de ferro.

- Se você reconhece o fato de que o tempo de navegação para o Brasil é o dobro do tempo de navegação para a Austrália e não paga essa diferença, você terá um impacto estratégico no negócio - disse Charles Goodyear, principal executivo da BHP Billiton. Pagar o mesmo preço pelo minério de ferro proveniente dos dois países daria vantagem à empresa brasileira, segundo ele.

No próximo mês de dezembro, as fornecedoras de minério de ferro e as siderúrgicas japonesas iniciarão negociações formais para definir os preços referenciais mundiais da matéria-prima. As siderúrgicas chinesas haviam ameaçado comprar minério de ferro de fornecedoras da Índia e da América do Norte, após terem dito que a exigência inicial da BHP era ''despropositada''. A empresa pretende tentar novamente obter a adoção das sobretaxas, mas disse que não insistirá caso elas não sejam aprovadas.

As mineradoras de minério de ferro deverão solicitar um reajuste de até 20% para seus preços, disseram analistas. Quando perguntado sobre qual a dimensão do reajuste que a BHP pretende obter, Goodyear disse que os preços à vista do minério de ferro no mercado mundial ainda são ''muito superiores aos dos contratos futuros''.

- Hoje em dia estamos em um processo no qual vendedores e compradores se comunicam levando em conta o que há à disposição no mercado. Todo mundo está seguindo sua própria cartilha - disse Goodyear.

Siderúrgicas como a Baosteel disseram que os preços do minério de ferro precisam cair, uma vez que seus lucros estão se reduzindo com a queda dos preços do aço.

Goodyear também disse que o ''crescimento mundial continua bom''. Isso está ajudando a demanda por commodities com a injeção de mais recursos, que ''normalmente não são suficientes''.