Correio Braziliense, n. 21821, 14/12/2022. Política, p. 3
PEC sai até terça
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a Casa pode acabar votando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição na semana que vem. A declaração ocorreu horas após um encontro dele com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no qual se comprometeu a não barrar a apreciação do texto, mas apontou insatisfações de seus pares com o novo governo, em especial com as incertezas sobre o orçamento secreto.
“Vamos fazer o esforço (para votar nesta semana), vai depender da conversa do relator”, afirmou Lira. “Há, sim, a previsão de iniciar (a votação da PEC) quarta ou quinta e de terminar na terça-feira”, afirmou, destacando que os trabalhos legislativos precisam ser encerrados entre os dia 21 e 22.
O prazo colocado por Lira é considerado apertado por articuladores do novo governo, que desejavam ver a PEC aprovada ainda nesta semana.
Lira escolheu o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), um de seus aliados, para relatar a PEC. Na coletiva de imprensa, o político baiano optou por não opinar sobre o texto aprovado no Senado.
“Vou traduzir o que a maioria dos deputados e líderes quiserem fazer”, salientou Nascimento. “O máximo (que pode ser votado) é o texto que foi aprovado no Senado, aqueles R$ 200 de complemento do Bolsa Família, o aumento do salário mínimo, os R$ 150 das crianças, tudo isso está precificado. Não acredito que nenhum deputado, seja de oposição, seja do governo, vote contra.”
Leia em: https://flip.correiobraziliense.com.br/edicao/impressa/4059/14-12-2022.html?all=1