O Globo, n. 32542, 11/09/2022. Mundo, p. 25

Novo monarca britânico é oficialmente proclamado



O rei Charles III foi formalmente proclamado para seu o novo cargo na manhã de ontem, em uma cerimônia altamente coreografada que começou com tons graves e morte da rainha e foi concluída com exaltações vivazes à ascensão do novo soberano. Charles se tornou o novo soberano britânico automaticamente coma morte da mãe, Elizabeth II, na quinta-feira, mas seu novo papel foi oficialmente proclamado ontem a partir das 10h (6h de Brasília) em uma cerimônia no Palácio de St. James. A coroação, vai demorar meses. Pela primeira vez, a cerimônia de proclamação no palácio, uma residência real da dinastia dos Tudor perto do Palácio de Buckingham, foi televisionada. O evento foi realizado em duas partes. A primeira incluiu uma reunião do Conselho Privado do rei, composto por um grupo de conselheiros do monarca que normalmente atingiram altos níveis de cargos públicos.

Lá estavam todos os ex-primeiros-ministros britânicos vivos — Tony Blair, David Cameron, Gordon Brown, Theresa May e Boris Johnson — o líder da oposição, Keir Starmer, e também a nova premier do país, Liz Truss, empossada pela rainha Elizabeth II na terça-feira, dois dias antes de sua morte no Castelo de Balmoral, na Escócia, o último compromisso público da monarca.

Enterro no dia 19

Durante essa cerimônia, da qual o novo rei não participou, o Conselho de Adesão o proclamou o novo soberano britânico. Em seguida, o conselho aprovou formalmente vários arranjos necessários ao próximo reinado. Na segunda parte, o rei Charles III se reuniu com o Conselho Privado e fez seu juramento e quatro declarações públicas tradicionais, também feitas por gerações de monarcas antes dele. O novo monarca fez então seu segundo discurso oficial.

— Estou profundamente ciente desta grande herança [o legado de sua mãe] e dos deveres e pesadas responsabilidades de soberania que agora me passaram. Ao assumir essas responsabilidades, devo me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Comunidade Britânica em todo o mundo — afirmou Charles III, que disse orar pela orientação e ajuda do Deus Todo-Poderoso” no desempenho de suas novas funções.

Ele também fez um juramento para defender a Igreja da Escócia. O encontro incluiu uma litania de proclamações oficiais para o rei assinar, incluindo uma que torna o dia do funeral da rainha, anunciado para 19 de setembro, um feriado no Reino Unido. Também assinaram documentos assumindo seus novos papéis Camilla, a rainha consorte, e William, o príncipe de Gales. Em seguida, às 11h (7h de Brasília ), uma fanfarra foi tocada para anunciar a leitura de uma proclamação declarando oficialmente o reinado de Charles III. A proclamação foi feita a partir da varanda do Palácio de St. James pelo rei de armas da Jarreteira, o principal conselheiro real para temas cerimoniais e heráldicos. O cargo existe desde 1415, e atualmente é ocupado por David White. Ao final, ele exclamou: — Deus salve o rei! Os membros do Coldstream Guards, que faz a guarda do Palácio de Buckingham, tiraram seus longos chapéus pretos de pele de urso e exclamaram três vezes:

— Hip-hip, húrra! Uma procissão saiu pelas ruas de Londres, com arautos encarregados de transmitir a proclamação por todo o país. Soldados fizeram disparos de 41 armas no Hyde Park e de 62 na Torre de Londres para marcar a ascensão de Charles III. A segunda proclamação foi feita na Bolsa de Valores, na City, o centro financeiro de Londres, uma hora depois. Há eventos semelhantes marcados para hoje em cidades, bairros e condados de Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. As bandeiras foram hasteadas a pleno mastro após a proclamação principal, depois de serem hasteadas a meio mastro desde que a morte da rainha foi anunciada no final da tarde de quinta-feira. Elas ficariam 26 horas a pleno mastro, e então seriam abaixadas novamente uma hora após as proclamações de hoje.

William e Harry juntos

À tarde o príncipe William fez seu primeiro pronunciamento desde a morte da avó, em seu Instagram, alterado para Príncipe e Princesa de Gales. Ele lamentou a partida da monarca e também declarou apoio ao pai. “Ela esteve ao meu lado nos meus momentos mais felizes. E ela esteve ao meu lado nos dias mais tristes da minha vida”, disse William. Depois, ele e Kate apareceram juntos com seu irmão, Harry, e a mulher, Meghan Markle, em uma homenagem à rainha. Os dois irmãos estão afastados há anos, o que se intensificou quando Harry e Meghan anunciaram o fim de suas funções na família real em 2020, e decidiram se mudar para os EUA, mais tarde fazendo acusações racismo a parentes não especificados.