Título: Tucano ameaçado de expulsão
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/11/2005, País, p. A5

O líder da oposição no Senado Arthur Virgílio (PSDB-AM) anunciou, no Plenário, ontem, que pediu formalmente ao presidente nacional do partido, José Serra, a expulsão do deputado Átila Lira (PSDB-MA), em nome da ''unidade e da disciplina partidária''. O deputado retirou sua assinatura do requerimento que solicitava prorrogação da CPI mista dos Correios até abril.

Arthur Virgílio criticou a tentativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a prorrogação dos trabalhos da comissão, argumentando que o pedido não teria ''cabimento jurídico''. Para o senador, Lula incorreu em crime de responsabilidade, ao comandar pessoalmente a retirada de 66 assinaturas de parlamentares.

O senador pelo Amazonas acredita que o governo Lula ainda não se conformou com o funcionamento das comissões parlamentares de inquérito e gostaria que elas se encerrassem sem apresentar seus relatórios, para poder alardear a desmoralização do Congresso. Arthur Virgílio afirmou duvidar que Lula reúna condições de governabilidade em 2006, caso seja reeleito.