Título: Eleições chechenas levam 60% às urnas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/11/2005, Internacional, p. A8

Nas primeiras eleições legislativas realizadas desde a reconquista da Chechênia pela Rússia, o índice de comparecimento às urnas ficou entre 60% e 70% do eleitorado. Os 420 colégios eleitorais fecharam ontem, na hora prevista, após um dia tranqüilo de votação.

A Comissão Eleitoral não recebeu nenhuma queixa sobre o andamento da votação e tampouco detectou incidentes. O total do eleitorado, estimado em 596.691 pessoas, inclui quase 35 mil militares russos lotados na república.

O Parlamento da Chechênia será bicameral. O Conselho da República, ou Câmara Alta, terá 18 deputados, enquanto a Assembléia Popular, ou Câmara Baixa, contará com 40. No total, as 58 cadeiras foram disputadas por 344 candidatos, representados por distritos majoritários ou em listas das filiais locais de oito partidos políticos da Rússia. Mais de mil observadores russos fiscalizaram o pleito, assim como da Liga de Países Árabes, da Conferência Islâmica e da Comunidade de Estados Independentes (entidade criada após a dissolução da União Soviética).

Além do governista Rússia Unida, considerado favorito, participaram das eleições o Partido Comunista da Rússia, os nacionalistas russos de Rodina (Pátria) e o Liberal Democrático, os liberais da União de Forças de Direita e Yabloko, entre outras forças políticas.

Para autoridades russas e chechenas, as eleições legislativas põem um ponto final ao ''processo de ajuste político'' na Chechênia. Membros dos grupos rebeldes chechenos afirmam, contudo, que o pleito é ''mais uma farsa do regime de ocupação''. Defensores dos direitos humanos também se mostraram céticos quanto ao pleito. A Federação Internacional de Direitos Humanos destacou nas vésperas das eleições o ''clima de terror e impunidade'' que se vive no país, o que poderia contaminar as eleições.