Valor Econômico, v. 20, n. 4969, 27/03/2020. Internacional, p. A12

FMI prevê retomada só em 2021; PIB da Itália pode cair 10%



A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou ontem que o mundo deve enfrentar uma recessão global neste ano por causa do coronavírus. Projeções mostram, por exemplo, que o PIB da Itália pode cair até 10%.

“A profundidade da contração e a rapidez da recuperação dependem da velocidade de contenção da pandemia e de quão fortes e coordenadas serão nossas ações de política monetária e fiscal”, disse Georgieva em reunião com o G-20. A recuperação da economia mundial, disse, virá somente em 2021.

Segundo Georgieva, há três grandes desafios adiante. O primeiro é o grande número de países que está pedindo simultaneamente ajuda ao

FMI. O outro é a rápida saída de capital de mercados emergentes. Por fim, destacou, países pobres entram na crise atual sob pressão maior devido a dívidas contraídas anteriormente.

Georgieva pediu aos países do G-20 que reforcem a capacidade de financiamento de emergência do FMI, ampliem a liquidez global, e suspendam o pagamento das dívidas dos países mais pobres.

Um dos países mais afetados pelo coronavírus, a Itália pode contrair-se de 5% a 10% neste ano, segundo Giacomo Barisone, da agência de classificação de risco Scope. Em relatório divulgado ontem, Barisone disse que a dívida pública poderia passar 145% do PIB, o déficit fiscal, de 6%. / Agências Internacionais