Título: Funcionários da Vale dão exemplo social
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/11/2005, Economia & Negócios, p. A18
Uma iniciativa para servir de exemplo: os funcionários da Companhia Vale do Rio Doce prometem, para domingo, a maior ação de voluntariado já promovida por trabalhadores de uma mesma empresa no país. Mais de 4,8 mil voluntários farão um arrastão do bem em comunidades carentes de Minas Gerais, Pará, Maranhão, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. As atividades incluem reforma de parques públicos, criação de bibliotecas, campanha de vacinação, assessoria jurídica e atendimento médico. A expectativa é de que as 170 ações do chamado Dia V ¿ que tem apoio da FundaçãoVale do Rio Doce ¿ beneficiem 39 mil pessoas em todo o país. No Rio, os funcionários promoverão uma gincana solidária para arrecadar alimentos, além de realizar campanha de doação de sangue e atividades em instituições beneficentes. Em Minas, serão diversas iniciativas: em Congonhas, reforma dos prédios da Apae e da Casa da Criança; em Mariana, serenata nas ruas para arrecadar alimentos; em Itabira, reforma do telhado de um lar para idosos.
No Mato Grosso do Sul, será montada uma biblioteca bilíngüe para crianças pobres que vivemna fronteira entre Brasil e Bolívia. E, no Pará, onde os funcionários da Vale mantêm dezenas de ações sociais pioneiras, serão realizadas atividades como reforma de parques, reparos em instalações elétricas e inauguração de três bibliotecas no município de Água Azul do Norte.
Com o lucro recorde das empresas ¿ não apenas do setor financeiro ¿, espera-se que o Dia V inspire outros trabalhadores de grandes empresas a dedicar um pouquinho de seu tempo à população que teve menos oportunidades. Se todos fizerem algo, as condições sociais desse Brasil ainda tão desigual podem melhorar, e muito.