Título: Mais de 50 anos de sacerdócio
Autor: Eveline de Assis
Fonte: Jornal do Brasil, 15/11/2005, Brasília, p. D3

Escolha para implantar a Igreja no Distrito Federal ocorreu em 1962

Waldir de Ávila nasceu em 10 de abril de 1929 na cidade de Datas (MG). De família muito religiosa, praticante católica, os cinco anos Dom Ávila brincava de celebrar missas para seus irmãos menores e, no dia 2 de fevereiro de 1941, aos 11 anos, entrou para o Seminário de Diamantina. Em dezembro de 1947, concluiu o curso de Humanidades e recebeu a batina das mãos do arcebispo de Diamantina, Dom Serafim Gomes Jardim, tendo recebido o subdiaconato em novembro de 1952.

Em maio de 1953, aos 24 anos, recebeu o ministério do diaconato, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina. Em novembro do mesmo ano, recebeu o presbiterato, oportunidade em que acrescentou ao seu nome as palavras Espírito Santo, passando a assinar padre Geraldo do Espírito Santo Ávila. Trata-se de um direito reconhecido aos que são ordenados.

Como sacerdote, foi nomeado vigário da cidade de Guanhães (MG), onde permaneceu até o ano de 1957, quando retornou à cidade de Diamantina, nomeado para ser o cura da Catedral, oportunidade em que também exerceu as funções de diretor da Obra das Vocações, diretor de Ensino Religioso, secretário do Cabido, cônego catedrático e membro do Conselho Administrativo.

Em agosto de 1962, a convite de Dom José Newton de Almeida Baptista, foi designado para implantar a Igreja na recém-inaugurada Capital do Brasil, sendo nomeado vigário-geral da Arquidiocese de Brasília. Em 1965, foi designado, cumulativamente, pároco da Igreja São José, da Asa Norte e da Igreja do Santíssimo Sacramento, na Asa Sul. Em 1969, foi nomeado ainda pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, do Gama e, em 1970, com a inauguração da Catedral Metropolitana, passou a responder pela mesma, acumulando com a Vila Planalto, Bom Jesus e Casa do Candango.

Em 1971, recebeu, por seus méritos, o título de Prelado de Honra, ou seja, Monsenhor. Como Monsenhor, criou a Sopa de São Francisco de Assis que, nos dias de hoje, sob o nome de Fraternidade Pastoral de Maria - Casa da Sopa, distribui, diariamente, 1.600 alimentações àqueles que, sem-teto, vivem em absoluta condição de pobreza no Plano Piloto, Taguatinga, Paranoá e Santo Antônio do Descoberto (GO).

Em junho de 1977, o Papa João Paulo VI, o nomeou bispo auxiliar de Brasília, cuja sagração, na Catedral de Brasília, Catedral Nossa Senhora Aparecida, ocorreu no dia 3 de setembro. Dom Ávila permaneceu como bispo auxiliar até outubro de 1990, quando, por um Decreto do Papa João Paulo II, foi nomeado Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, cargo que recebeu de Dom José Newton de Almeida Baptista no dia 12 de dezembro de 1990.

No cumprimento de sua missão Dom Ávila realizou 1.400 viagem por todo o Brasil e, entre outras obras, construiu, em Brasília, a Catedral Militar Rainha da Paz e o Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.