Título: Vaticano escolherá sucessor, sem prazo
Autor: Eveline de Assis
Fonte: Jornal do Brasil, 15/11/2005, Brasília, p. D3

Governo deve ser ouvido

O sucessor de Dom Geraldo Ávila será escolhido pelo Vaticano nos próximos dias. Ainda não há data marcada, mas o ato de escolha costuma se fazer mediante um acordo entre o governo brasileiro - a exemplo do que fazem outros governos, em se tratando de arcebispos militares - e o Vaticano. Todo esse processo corre em absoluto sigilo. Constitui uma norma da igreja católica que, ao completar 75 anos, todo bispo deve apresentar sua renúncia, o que foi feito por Dom Ávila em abril do ano passado. É sabido que o processo está correndo e que o Papa escolherá alguém com o perfil considerado adequado, pela Igreja, para dirigir a arquidiocese.

Dom Geraldo Ávila foi o segundo arcebispo militar do Brasil. Recebeu o cargo de Dom José Newton de Almeida Baptista, que havia sido arcebispo de Brasília. Para a Santa Sé o Arcebispado Militar do Brasil é uma arquidiocese importante por ser a maior do mundo em termos de área, com um milhão e 511 mil quilômetros quadrados de superfície.

Neste período de transição, o arcebispado será governada por um colégio de consultores, com o bispo auxiliar, Dom Augustinho Petri, até que o Vaticano anuncie o sucessor e dê posse ao novo arcebispo.