Título: Morre Dom Geraldo Ávila, um marco no Distrito Federal
Autor: Eveline de Assis
Fonte: Jornal do Brasil, 15/11/2005, Brasília, p. D3

Arcebispo Militar do Brasil tinha 76 anos e será sepultado na Catedral Rainha da Paz

Morreu ontem, às 7h10 da manhã, o arcebispo militar do Brasil, dom Geraldo do Espírito Santo Ávila. Ele tinha um tumor retroperitonial próximo ao ureter, que se irradiou para o rim, provocando uma metastase no fígado. O corpo do arcebispo está sendo velado na Catedral Militar Rainha da Paz, localizada no canteiro central do Eixo Monumental , próximo ao Setor Militar Urbano, até as 8h da próxima quarta-feira. Às 9h30 será realizada uma missa campal e, logo em seguida, o corpo será sepultado. O sepultamento acontece na própria Catedral, uma de suas grandes obras em Brasília.

Há aproximadamente 20 dias os médicos informaram que o arcebispo encontrava-se em estado terminal e, desde esse momento, esteve acompanhado de de seus seis irmãos. Uma das pessoas que esteve com ele até o final foi seu assessor, o capitão José Carlos de Medeiros. Para ele, dom Ávila foi um testemunho de vida.

- Dizia sim quando tinha que dizer sim e não quando tinha de ser não. Não fazia acepção de pessoas e as ajudava independentemente da religião - contou Medeiros.

Dom Geraldo Ávila fez um tratamento paliativo para alívio da dor, porque o câncer não tinha cura e se agravou em função de ele ser diabético, mas, de acordo com o capitão Medeiros, o arcebispo morreu sem dor, muito bem assistido.

Várias autoridades estiveram presentes ontem ao velório de dom Ávila, dentre elas o Ministro da Defesa e vice-presidente José Alencar (PL), o embaixador Paulo Tarso Flexa de Lima, o deputado federal José Roberto Arruda (PFL).

A situação de dom Ávila foi agravada porque ele também sofria de diabetes.

O corpo do arcebispo militar chegará à Catedral Militar Rainha da Paz, no Eixo Monumental, às 12h de hoje, e vai ser enterrado na quarta-feira, no próprio local. Ele faleceu em casa, na 112 Sul, em companhia de familiares e de uma equipe médica que o acompanhava desde que o agravamento da doença foi constatado, há quatro meses.

O governador Joaquim Roriz (PMDB) decretou luto oficial por três dias. Segundo o porta-voz Paulo Fona, Roriz irá ao velório do religioso, mas ainda não decidiu em que horário.