Título: ''A China ajeitaria a CUT''
Autor: Juliana Rocha e Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 24/11/2005, País, p. A3
Descontraído em meio aos empresários que participavam da abertura do 25º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu mais uma gafe para sua coleção. Falando sobre a diferença entre China e Brasil na exportação de calçados, Lula tentou justificar a discrepância entre os 900 milhões de pares brasileiros exportados e os 9 bilhões dos chineses.
- Competir com a China não é fácil. Lá eles não têm a dificuldade que temos aqui para fazer uma lei. Eles não têm sindicato reivindicando o aumento de salário como fazem aqui. Lá tem um certo equilíbrio. Se mandar a CUT para lá eles vão dar um jeito nela - completou, recebendo os aplausos do empresariado.
Em seguida tentou consertar dizendo que eram ''brincadeiras''. O presidente aproveitou o encontro para falar dos encontros com chefes de Estado, como churrasco que ofereceu ao presidente americano George Bush.
- Não vou oferecer buchada a ninguém. Mas um país com nossa culinária, não pode oferecer aquelas porçõezinhas pequenas de comida francesa - brincou. (P.C.P.)