Título: Mulheres mais influentes do Brasil
Autor: Carolina Sanchez Miranda
Fonte: Jornal do Brasil, 24/11/2005, País, p. A5

Leitoras da Revista Forbes escolhem as melhores profissionais em diversos ramos. Presença em cargos de chefia aumentou

SÃO PAULO - O espaço que as mulheres vêm conquistando no mercado de trabalho é claramente percebido. Pesquisa realizada pelo Grupo Catho em setembro, apontou o crescimento do número de mulheres em cargos executivos nos últimos dez anos. Em 1995, o percentual de mulheres na presidência de empresas era de 8%. Este ano é de 17%. Na vice-presidência elas representavam 11% e agora são 15%. Como diretoras somavam 13%, contra 23% hoje. Na gerência eram 12% e já são 26%. Como os próprios números mostram, no entanto, os homens ainda são maioria nos cargos de liderança. ¿ Acreditamos que, em 20 anos, o porcentual de homens e mulheres em cargos executivos seja igual ¿ afirma Silvana Case, vice-presidente da organização. Enquanto isso não acontece, nunca é demais prestigiar o trabalho de profissionais que se destacam em suas áreas de atuação. E foi com esse espírito que a Revista Forbes , realizou o prêmio ¿As Mulheres Mais Influentes do Brasil¿.

A premiação, na terça-feira, em São Paulo, teve patrocínio da Nestlé e da Atlântica Hotels International. Na ocasião, as figuras femininas mais votadas pelos leitores da revista deixaram claro o desejo de serem mulheres plenamente realizadas, não apenas profissionais de sucesso.

¿ Mudei a minha vida profissional este ano porque quero ser uma mulher inteira, que vive todos os seus papéis. Quero ser 100% mulher, não 100% profis- sional ¿ diz Ana Paula Padrão, vencedora na categoria jornalismo. Ela deixou a TV Globo , depois de anos dedicados à emissora, para conseguir passar mais tempo ao lado do marido e tentar engravidar.

¿ A mulher precisa continuar sendo mulher, não deve se anular¿ faz coro Maria Fernanda Teixeira, vice-presidente de operações da EDS para a América Latina, eleita na área de Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações. Ela e Bya Aidar, presidente da MPM e vencedora em Marketing e Publicidade, ressaltaram a importâncias dos homens para o sucesso feminino. Desde que assumiu, levou a agência do 90 para o 32º lugar no ranking.

Entre as vencedoras há as que decidiram abrir mão dos papéis de esposa e mãe para se dedicar integralmente ao trabalho, como Vera Cansação, diretora-geral de negócios especiais da Tecnosolo. A executiva de destaque em Construção Civil e Imobiliário chegou a se casar, mas sua rotina de trabalho, que incluía viagens constantes pelo Brasil, a fez optar por não ter filhos e marido.

À frente da diretoria de RH da Telefônica São Paulo, Françoise Trapenard não se arrepende de suas escolhas. Ela também é solteira e sem filhos. ¿ Toda escolha implica em uma perda ¿ pondera.