Correio Braziliense, n. 21832, 25/12/2022. Política, p. 2

Fávaro na Agricultura

Taniná Andrade


O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) aparece como o mais cotado para comandar o Ministério da Agricultura. A decisão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, confirmada por um integrante da articulação petista ao Correio, é consenso entre os integrantes da cúpula.

Nesta semana, o futuro chefe do Executivo anunciará os 16 nomes que faltam para compor a Esplanada. Ele busca acomodar, por exemplo, MDB, PSD e União Brasil, partido do Centrão.

Durante a campanha eleitoral, Fávaro trabalhou junto ao empresariado do agronegócio. O histórico dele no governo de Mato Grosso, principal estado de produção de soja do país, se alinha o desejo do PT de tornar a agricultura sustentável. O parlamentar levanta bandeiras de conservação ambiental, que conciliam a produção agrícola e o meio ambiente.

Além disso, foi presidente na Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil).

Em outra frente, Lula tenta desfazer o imbróglio que envolve a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP). A ex-ministra deve ficar com o Ministério do Meio Ambiente, e a senadora está sendo cotada para a pasta de Cidades.