Correio Braziliense, n. 21836, 29/12/2022. Política, p. 3

Polícia Federal vai escalar mil agentes

Tainá Andrade


A Polícia Federal informou, ontem, que disponibilizará mil agentes para a posse presidencial, no domingo. Os agentes atuarão em conjunto com as demais forças de segurança em um plano organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

“A Polícia Federal atua em conjunto com as demais forças de segurança pública do Distrito Federal em prol dos eventos da posse presidencial, de forma a garantir, de maneira eficaz, o cumprimento de suas atribuições legais e a proteção das autoridades sob sua responsabilidade”, declarou, em nota.  

A corporação tem feito parte do Centro Integrado de Operações da SSP/DF. Seguindo as diretrizes dadas pelos coordenadores da segurança da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a PF destaca que o planejamento pode sofrer “readequações” no esquema operacional.

Sobre as autoridades esperadas para a cerimônia, a PF tem feito uma “análise de risco, que indica o nível de proteção adequado e o aparato de segurança que será colocado à disposição”. “Novos fatos sempre são levados em consideração e, se necessário, podem levar a eventual majoração da proteção e a readequações no planejamento operacional, o qual é dinâmico”.

Desde o segundo turno das eleições, a inteligência da PF tem acompanhado movimentações, coletado dados e formulado relatórios para as tomadas de decisões.