Correio Braziliense, n. 21839, 01/01/2023. Política, p. 3
Cronograma da cerimônia
Rosana Hessel
Ingrid Soares
A cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) será realizada durante a tarde. A Esplanada dos Ministérios está fechada pouco antes do Museu Nacional.
O acesso ao público será permitido a partir das 8h, mas somente as primeiras 30 mil pessoas que chegarem terão acesso à Praça dos Três Poderes, onde será possível assistir ao pronunciamento do novo presidente no parlatório.
O cortejo de Lula e de Alckmin na Esplanada terá início na Catedral de Brasília, às 14h30. A primeira parada dos dois será no Congresso Nacional, para a sessão solene de assinatura do termo de posse, às 15h, e o primeiro discurso como o 39º presidente do país.
Por volta das 16h, o presidente e o vice empossados partem para o Palácio do Planalto, onde subirão a rampa para assumir oficialmente o posto na sede do Executivo.
Como o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Brasil na sexta-feira, rumo aos Estados Unidos, ainda não foi definido quem fará a troca da faixa presidencial até o fechamento desta edição. O presidente em exercício, Hamilton Mourão, já sinalizou que não pretende cumprir o ritual. O mais provável, com base no decreto sobre a posse, é que o presidente do Congresso cumpra essa incumbência. Nesse caso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já sinalizou que poderá fazer, caso seja chamado. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, contudo tem dito que haverá “uma surpresa”. Nas redes sociais, vários apoiadores de Lula pedem para que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que sofreu impeachment pelas pedaladas fiscais — menores do que as que Bolsonaro deu com a PEC dos Precatórios — cumpra o ritual que foi impedida com a interrupção do mandato.
Após a cerimônia no Planalto e o discurso no Parlatório para o público presente na Praça dos Três poderes, o Lula seguirá para o Palácio do Itamaraty, onde receberá os cumprimentos dos 30 chefes de Estado e de governo confirmados e demais autoridades e convidados.
A Esplanada receberá shows de mais de 60 artistas. O Festival Brasil do Futuro está previsto para as 10h. Haverá uma interrupção das apresentações durante a cerimônia da posse, por volta das 13h. A retomada será às 18h30
https://flip.correiobraziliense.com.br/edicao/impressa/4123/01-01-2023.html?all=1