Correio Braziliense, n. 21841, 03/01/2023. Política, p. 2

Elucidação do caso Marielle é “questão de honra”



O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou, na possse, ontem, que a elucidação do assassinato da vereadora Marielle Franco é “questão de honra”. Ela foi morta a tiros, em 2018, com o motorista Anderson Gomes, e 1.755 dias depois não se sabe a motivação e quem deu a ordem para o crime — estão presos o ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o atirador, e Elcio Queiroz, que teria dirigido o carro de onde foram feitos os disparos que acertaram a parlamentar.

Segundo Dino, a apuração do homicídio pode ser federalizada. “É uma questão de honra do Estado brasileiro empreender todos os esforços possíveis e cabíveis, e a Polícia Federal assim atuará, para que nós saibamos quem matou Marielle e quem mandou matá-la”, enfatizou, salientando que trata-se, também, de uma promessa feita à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco — irmã da vereadora assassinada.

Dino observou que, antes da possível federalização das apurações, conversará com as autoridades que cuidam da segurança do Rio de Janeiro. “Vamos fazer uma análise técnica acerca do caso, que é de repercussão nacional e internacional. Haverá um diálogo e eu mesmo falarei com o governador Cláudio Castro”, pontuou.

Saudação

Depois de chamar nominalmente cada um dos novos secretários que comporão o ministério, Dino saudou, na cerimônia de posse, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e atribuiu ao Judiciário a garantia do processo eleitoral de 2022.

“Saúdo esse poder do Estado, sem o qual esse momento não estaria ocorrendo. Foi o Judiciário quem garantiu o estado democrático brasileiro nesse momento tão difícil”, enfatizou.

Em seguida, Dino parabenizou os demais membros do Judiciário que estavam à mesa e elogiou Ibaneis pela atuação das forças de segurança do Distrito Federal na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O governador Ibaneis e sua equipe foram responsáveis pela maior e mais bonita posse presidencial da história brasileira”, afirmou. (VC com Agência Estado)

Leia em: https://flip.correiobraziliense.com.br/edicao/impressa/4135/03-01-2023.html?all=1