Título: Lula impede encontro entre Dilma e Palocci
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/11/2005, País, p. A3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou, ontem, mais uma troca de farpas entre os ministros Antonio Palocci (Fazenda) e Dilma Roussef (Casa Civil) ao impedir que se encontrassem publicamente. Ambos os ministros eram aguardados no encerramento do 25º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro, mas momentos antes avisaram que enviariam representantes, o que frustrou a platéia de empresários do setor exportador. A ausência dos dois principais ministros de Lula demonstra que a crise entre eles não é página virada, como tentou demonstrar nesta semana o presidente Lula. O confronto começou quando Dilma passou a criticar a política do Ministério da Fazenda de aumentar o esforço fiscal, em detrimento dos investimentos em infra-estrutura. Por conta disso, Palocci vem se esforçando para que Dilma seja expulsa da Junta Orçamentária, instância que decide sobre os investimentos públicos.

Palocci foi substituído pelo secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, no encerramento do Enaex. Levy foi obrigado a transferir de Brasília para o Rio a divulgação de ontem das contas do Tesouro. O secretário cumpriu o papel do ministro da Fazenda diante dos empresários, de exaltar o aperto fiscal para o equilíbrio das contas nacionais.

Já Dilma, que participaria do painel anterior, frustrou a platéia ao enviar, de última hora, o secretário de Política Nacional de Transportes, José Augusto Valente.

Um dos organizadores do encontro destacou sua decepção diante das trocas de representantes do governo. Na sua opinião, isso demonstra que o presidente Lula não está disposto a resolver os problemas apontados pelo setor exportador. A presença do presidente do Banco Central foi um exemplo disso. Na manhã de ontem, ele avisou que só iria comparecer com a garantia de que não seria cobrado para interferir na taxa de câmbio.