O Globo, n. 32503, 03/08/2022. Política, p. 7

Tebet ofi­ci­a­liza chapa femi­nina com Mara Gabrilli

Bianca Gomes


A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi oficializada ontem candidata a vice-presidente na chapa da emedebista Simone Tebet (MDB-MS). O anúncio foi feito em evento na sede do PSDB, em São Paulo, que teve a presença dos presidentes de MDB, PSDB e Cidadania, além do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e do exministro José Serra (PSDB).

Sentado ao lado de Gabrilli, Tasso disse que seu nome foi cogitado pela “generosidade” de seus colegas. Mas que decidiu não tomar uma decisão “precipitada” sem antes “pensar e discutir”.

O martelo sobre o nome de Gabrilli foi batido na segunda à noite, em reunião entre os presidentes das três legendas. Também eram cotadas outras duas mulheres: a senadora Eliziane Gama (Cidadania) e a candidata tucana ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra.

Embora fale que a decisão de não ser vice partiu das pesquisas qualitativas, Tasso se afastou da campanha nas últimas semanas por problemas pessoais e por discordar da estratégia de marketing de Tebet.

Além de Tebet, a presidenciável do PSTU, Vera Lúcia, também tem uma vice mulher. Ao discursar, Gabrilli criticou o presidente Jair Bolsonaro:

— Eu fico muito arrasada, triste de ver um governo desdenhando a população negra, as mulheres, as meninas, a população LGBTQIAP+, aqueles que têm deficiência, uma doença rara. Desdenhando idosos. É impossível de se conviver com uma situação dessa. Desdenhar do próprio país .

Apesar de o evento ter sido marcado pela defesa da representatividade feminina n apolítica, houve momentos de gafe em duas declarações de cunho machista por Tasso e Serra. O senador disseque E lena Landau, coordenadora do plano econômico de Tebet, às vezes é um pouco “rebelde”, mas “agente controla ”. Ele afirmou que a “docilidade da mulher” pode unir de novo o país. Já Serra destacou que Te bete G abril li estavam bonitas e que tinham se “produzido ”:

— Nisso eu presto atenção. E o Tasso presta muita atenção.