Correio Braziliense, n. 21842, 04/01/2023. Cidades, p. 16
Ibaneis prioriza área de Saúde
Rafaela Martins
Após duas horas de reunião com os secretários, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), destacou as áreas de Saúde e Educação e as obras de parcerias público-privadas como prioritárias do seu segundo mandato. "Fiz questão de ressaltar para cada uma das pastas e para cada um dos secretários e presidentes de empresas exatamente o que eu vou cobrar", garantiu.
O primeiro encontro do governador com os 29 secretários — que ocorreu na manhã de ontem, no salão nobre do Palácio do Buriti — o chefe do Executivo local anunciou a construção de três novos hospitais e outras ações na área da Saúde. "Para a próxima semana, no mais tardar terça-feira, teremos diversas nomeações de profissionais da saúde, para que a gente possa ter o acolhimento que as famílias buscam", adiantou. O governador anunciou outras frentes de atuação. "Ampliaremos os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), passando pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e chegando nas questões de cirurgias e hospitais especializados", revelou.
Obras
No domingo, durante a posse, o emedebista destacou que pretende construir mais duas unidades de pronto atendimento (UPAs) — uma no Guará e outra na Estrutural —, erguer cinco unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), 17 unidades básicas de saúde (UBSs) e finalizar a construção do Hospital do Câncer Jofran Frejat. Além disso, quatro hospitais serão entregues: Clínico Ortopédico, no Guará, e regionais de Recanto das Emas, São Sebastião e Gama.
Entre 2019 e 2022, a gestão Ibaneis Rocha entregou dez UBSs, sete UPAs e dois hospitais modulares em Ceilândia e um em Samambaia. A pasta também ganhou suporte em recursos humanos, com 18 mil profissionais contratados entre efetivos e temporários, além de investimento superior a R$ 3 bilhões no primeiro mandato.
Na Educação, o governador disse que vai reformar e construir mais escolas no Distrito Federal. "Queremos a reforma e a construção de várias escolas, para que a gente possa atender todas as crianças e adolescentes. Fiz uma referência forte em relação às creches do DF, no sentido de que tenhamos o cadastramento das mesmas e possamos ampliar o programa do cartão creche, que é muito importante", enumerou.
O chefe do Executivo local destacou que muitas obras precisam ser feitas para melhorar a mobilidade da população. "Queremos fazer um trabalho impecável melhorando a qualidade de vida da população na questão do transporte", comentou. O governador adiantou que vai reforçar as parcerias público-privadas com objetivo de avançar as obras em locais como a Rodoviária do Plano Piloto, o Zoológico de Brasília e o Metrô-DF, por exemplo.
Governo federal
"Vamos buscar recursos para que possamos trabalhar no Distrito Federal. Falei muito (na reunião) sobre a integração com o governo Federal, pois somos o estado da federação que está mais próximo da Esplanada dos Ministérios", disse Ibaneis Rocha.
O chefe do executivo local reafirmou que pretende ter um bom relacionamento com o atual governo federal. "Temos que nos cadastrar em cada um dos programas oferecidos pelos ministérios e para isso colocamos um secretário de relações institucionais experiente, que é o Agaciel Maia, uma pessoa que conviveu mais de 30 anos no Congresso Nacional, e tem um excelente relacionamento com a Câmara Legislativa", apontou.