Título: PT fluminense briga por cargos
Autor: Rodrigo Camarão
Fonte: Jornal do Brasil, 26/11/2005, País, p. A5

Um impasse no PT do Rio pode azedar o lançamento da pré-candidatura de Vladimir Palmeira ao governo do estado, hoje pela manhã em Niterói. Tudo gira em torno do nome que vai ocupar a secretaria-geral da legenda, importante cargo na composição partidária e que deveria tomar posse também hoje. Ontem à noite, a cúpula do partido ainda discutia quem assumir a vaga, que havia sido prometida a Lourival Cazula, ex-candidato a presidente. A Opção Popular, chefiada pelo deputado federal Carlos Santana, entretanto, indicou Renato Ribeiro, ex-presidente do PT de Duque de Caxias. Renato está ameaçado de expulsão do partido por ter desobedecido ordem da Executiva anterior.

Até ontem à noite, os ânimos estavam acirrados, já que a falta de consenso chegava também ao cargo de tesoureiro, que havia sido prometido a uma aliada de Vladimir.

- Se deixarem, eu assumo a secretaria-geral. As composições são problemáticas. Queremos contemplar todas as tendências do partido. Havia acordo de que eu seria o secretário-geral por apoiar a eleição do (Alberto) Cantalice, mas a Opção Popular está reivindicando o lugar com o nome do Renato Ribeiro - disse Lourival Cazula.

Entre janeiro e agosto, Renato Ribeiro foi secretário do prefeito de Caxias, Washington Reis (PMDB), aliado a Garotinho. A cúpula do PT do Rio determinou, entretanto, que ele se afastasse do governo da cidade, mas Renato, que também é presidente do PT naquela cidade, não obedeceu. A direção partidária aprovou, então, uma punição a Renato e determinou que a nova composição do partido votasse a expulsão dele.

- É um constrangimento colocar uma pessoa na secretaria-geral que não cumpriu determinação partidária - afirmou um dirigente petista ouvido pelo JB.

Lourival Cazula, que representa a tendência Unindo Forças, com 9% na composição estadual, propôs uma saída negociada.

- Amanhã (hoje) é a posse. Se não houver entendimento, propomos que se dê posse apenas aos 59 integrantes do Diretório, o líder da bancada e o presidente Cantalice e deixe a nomeação da Executiva para depois. Pode acontecer ainda de alguém não querer participar da pré-candidatura do Vladimir - disse Lourival. Renato Ribeiro, Carlos Santana e Cantalice não foram encontrados.