Título: Alckmin com o coração no Rio
Autor: Josie Jeronimo
Fonte: Jornal do Brasil, 26/11/2005, País, p. A5

Se existe alguém que defenda Rio e São Paulo como ''irmãos gêmeos'' esse é o governador paulistano Geraldo Alckmin (PSDB). Em evento realizado ontem na Associação Comercial do Rio, o tucano recebeu a medalha Pedro Ernesto, maior honraria da câmara municipal da capital fluminense e declarou todo seu amor ao estado:

- Metade do meu coração está em São Paulo e a outra metade no Rio. Nasci na beira do Rio Paraíba do Sul, eu e os cariocas pertencemos a mesma bacia hidrográfica.

Com discurso de candidato, Geraldo Alckmin elegeu o Rio como ponto estratégico em seu projeto eleitoral. Ilhado pela abundância de pré-candidatos que nascem no ninho tucano, o estado surge como o centro político mais viável para o governador, já que Minas Gerais se aglutina em torno do governador Aécio Neves e em São Paulo o paulistano teria que matar um tigre por dia contra o prefeito José Serra.

Apesar do resultado da pesquisa do CNT-Sensus do dia 22, que apontou certa desvantagem do governador em relação a Serra, ele não se intimidou com a disputa interna e comemorou o terceiro lugar entre os nomes lembrados espontaneamente para a consulta de 2006.

- Sou o único apontado candidato que não participou das últimas eleições. Geralmente nessas pesquisas se tem muito recall eleitoral - comemorou.

Acompanhado por nomes expressivos do tucanato no Rio, como o vice-prefeito Otávio Leite, o ex-governador Marcelo Alencar, o ministro das Cidades Márcio Fortes, os deputados federais Eduardo Paes e Júlio Lopes, Alckmin defendeu a união das forças políticas de Rio e São Paulo, o que chamou de ''complementaridade''. O vice de César Maia (PFL) repetiu a expressão e declarou apoio à candidatura do governador.

- O Rio é ponto de passagem para quem quer chegar a algum lugar. Dizem que quem quer chegar à prefeito tem que passar pelo centro comercial de Madureira. Para alcançar posto mais alto, tem que passar pela Associação Comercial do Rio - discursou aplaudido pelos empresários presentes no evento.

Questionado sobre o apoio de seu vice à candidatura de Alckmin, o prefeito César Maia, um dos possíveis candidatos à Presidência nas próximas eleições afirmou:

- É obrigação de todos os militantes do PSDB apoiar os candidatos de seu partido.

O pefelista também comentou o esforço do governador paulistano em se aventurar em praias fluminenses.

- Todo brasileiro é um pouco carioca - disse.