Título: Declarada guerra na Baixada
Autor: Juliana Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 29/11/2005, País, p. A2

Prefeitos da Baixada Fluminense estão em clima de guerra, deflagrada pela reunião de ontem com o presidente Lula, marcada pelo prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT). Dos 13 prefeitos da região, apenas os 6 compareceram ao encontro. Os outros sete prefeitos, que são aliados de Anthony Garotinho faltaram, alegando que foram convocados com pouca antecedência, como antecipou ontem o JB.

O racha dos prefeitos demonstra que, há um ano das eleições de 2006, a Baixada Fluminense já é cenário da disputa eleitoral. A região tem 2,3 milhões de eleitores.

Os prefeitos aliados do governo do estado iniciaram ontem ataques a Lindberg Farias, em um movimento de afastá-lo da presidência da Associação dos Prefeitos da Baixada Fluminense. Eles argumentam que não se sentem representados por Lindberg e que o prefeito de Nova Iguaçu teria avisado apenas na sexta-feira sobre a reunião com o presidente Lula.

- Essa associação teve apenas uma reunião. Eu desconheço o poder desta associção. Pra mim ela sequer existe - afirmou o prefeitode Japeri, artor Bruno, acrescentando que a reunião com Lula foi uma manobra do PT para atrair atenção na região.

O prefeito de Nova Iguaçu rebate:

- Quem está tentando rachar a Baixada é o Garotinho. Os prefeitos vão ter que se explicar aos seus eleitores.

MP recorreu ontem da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) de devolver os direitos políticos ao casal Garotinho. (J.R)