Valor Econômico, v. 20, n. 4974, 03/04/2020. Empresas, p. B6

Audiência de TV é a maior em cinco anos

Cibelle Bouças


As medidas de isolamento social para conter o avanço de casos da covid-19 no país fez crescer a audiência de TV no Brasil para nível recorde. De acordo com levantamento da Kantar Ibope Media em 15 capitais brasileiras, 11 das 20 maiores audiências medidas nos últimos cinco anos foram observadas durante a pandemia.

A audiência mais alta foi de 22,5 pontos, registrada no dia 24 de março. No dia 29 de março, último dia da medição, a audiência estava em 21,8 pontos.

“Se pensarmos que em cinco anos tivemos Copa do Mundo [da Fifa] e Olimpíada, esse recorde mostra a preocupação e o interesse dos brasileiros pelo assunto”, disse Melissa Vogel, presidente da Kantar Ibope Media no Brasil.

De acordo com a empresa de pesquisas, a TV é o meio mais usado pelos brasileiros para se informar, com uso em 92% dos lares em março. Para 79% dos entrevistados, também é o meio mais confiável.

“Houve um aumento de 41 minutos no consumo diário de TV entre os dias 16 e 20 de março, quando mais Estados adotaram a quarentena, para 20 horas [por semana]. No fim de semana de 21 e 22, houve mais um acréscimo, de 1 hora e 26 minutos”, disse Melissa.

Entre os programas que mais cresceram em audiência estão filmes, com alta de 36%, jornalismo (26%) e infantis (17%).

A Kantar também divulgou ontem pesquisa que mostra que os brasileiros recorreram mais às redes de atacarejo no primeiro trimestre. De acordo com o levantamento, 35% dos lares se abasteceram nesse tipo de loja de janeiro a março, um aumento de quatro pontos percentuais sobre um ano antes.

Outro segmento que cresceu em importância foi o de hipermercados, que ganhou mais 560 mil novos domicílios no primeiro trimestre deste ano, passando a abastecer 18% dos lares, um ponto percentual a mais do que em 2019.