Correio Braziliense, n. 21848, 10/01/2023. Política, p. 4

Renan quer Ibaneis expulso



O senador Renan Calheiros (MDB-AL) articula para que o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, seja expulso do MDB. Para o senador, Ibaneis age “em benefício de Bolsonaro e desses terroristas há bastante tempo” e que não há mais condições para que o MDB o abrigue na legenda. Calheiros também quer que o governador afastado do DF por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes seja investigado pela CPI que vai propor no Senado para investigar os atos terroristas na Praça dos Três Poderes.

Renan tem o apoio de uma ala do MDB que não concorda com as posições adotadas pelo governador reeleito. Ibaneis apoiou Bolsonaro na campanha presidencial, ignorando a candidatura oficial de Simone Tebet (MDB-MS). Para Renan, esse apoio é incompatível com a história do partido na luta pela redemocratização do país e que, agora, dá sustentabilidade ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Ibaneis também é apoiador do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e mantém uma postura de afastamento do presidente do partido, o deputado Baleia Rossi. Como governador do DF, não participou da solenidade de posse e não participou de nenhuma solenidade de posse de ministros do MDB.

O senador também vai pedir a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos. “É preciso, imediatamente, fazer a extradição de Bolsonaro para o Brasil, para que ele responda por todos os crimes que cometeu, e não apenas com relação às vítimas da covid-19. Em todos os momentos, Bolsonaro foi esse que está aí: fugiu na hora H, quando estava para se deflagrar a invasão das sedes dos Três Poderes”, disse Calheiros ao portal UOL News.

Em suas redes sociais, o parlamentar postou que, “além da CPI, pedi também ao STF a inclusão de Jair Bolsonaro no inquérito dos atos antidemocráticos como investigado e, se necessária, sua prisão preventiva, dada sua condição de fugitivo”, escreveu. (VC)

Leia em: https://flip.correiobraziliense.com.br/edicao/impressa/4158/10-01-2023.html?all=1