Título: Passo a passo do drama de Dirceu
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/12/2005, País, p. A2

13-8-2004 Um dos principais homens de confiança do ex-ministro José Dirceu, Waldom iro Diniz foi acusado de negociar com bicheiros o favorecimento em concorrências, em troca de propinas e contribuições para campanhas eleitorais. Dirceu foi abalado, mas sobreviveu à crise. A denúncia deu origem à CPI dos Bingos que se tornou o principal mecanismo da oposição no confronto com o governo.

6-6-2005

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denuncia o suposto esquema do mensalão: deputados do PP e do PL receberiam até o início de 2005 cerca de R$ 30 mil mensais para votar favoravelmente ao governo.

14-6-2005

Jefferson depõe no Conselho de Ética da Câmara. Ele acusa o chefe da Casa Civil de comandar o esquema de irregularidades e pede a renúncia de Dirceu do governo dizendo que se ele não sair bem rápido comprometerá um inocente, em referência a Lula. Neste depoimento, Jefferson disse a célebre frase : ¿Sai daí, Zé, sai bem rápido¿.

16-6-2005

Dirceu anuncia formalmente o afastamento da Casa Civil. Sai do ministérios ao gritos de ¿Sai daí, Zé¿ em menos de sessenta horas depois do depoimento de Jefferson ele deixou o Ministério. Dilma Rousseff ocupou seu lugar na pasta.

21-6-2005

Dirceu reassume o mandato de deputado federal.