Título: Passo a passo do drama de Dirceu
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 01/12/2005, País, p. A3

05-10-2005 Os advogados do petista entram com mandado de segurança com pedido de liminar no Supremo para suspender o processo que pode causar a cassação do mandato do parlamentar. A defesa alega que o deputado não exercia seu mandato parlamentar à época das supostas irregularidades, Dirceu era ministro da Casa Civil.

17-10-2005

O deputado Júlio Delgado , relator do processo contra o deputado José Dirceu no Conselho de Ética, entrega parecer recomendando a cassação do mandato do petista. No dia seguinte, Delgado apresenta seu relatório ao conselho. A deputada federal Angela Guadagnin (PT-SP) pede vistas do voto pela cassação e com isso é estipulado prazo de duas sessões votação do parecer do relator.

19-10-2005

O PT ingressa com recurso junto à Mesa Diretora da Câmara para pedir a anulação da reunião do Conselho de Ética, quando foi apresentado o relatório de Delgado. No mesmo dia, o STF rejeita o mandado de segurança impetrado pela defesa do deputado contra o processo de cassação.

20-10-2005

A Mesa Diretora acata o recurso do PT e determina nova leitura, mas somente da parte final do relatório de Delgado. No mesmo dia, o relator reapresenta o documento final. Após a leitura, Angela Guadagnin pede mais uma vez vistas ao parecer, o que novamente atrasa a votação do texto.