Valor Econômico, v. 20, n. 4975, 04/04/2020. Empresas, p. B2

Terapia on-line cresce nas corporações

Adriana Fonseca


Em março, a Vittude, site que promove sessões on-line com psicólogos, ganhou seis novos clientes corporativos - que se somaram à base de 20 já existente. “Nos últimos 10 dias, fizemos cerca de 15 novas reuniões por dia, tendo enviado mais de 100 propostas somente no período do isolamento social”, afirma Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude. Segundo ela, a startup, até o momento atual, praticamente não fazia nenhum esforço para atrair clientes corporativos. “Todas as empresas chegam por indicação ou por meio da nossa página de serviços corporativos e o crescimento vinha de forma orgânica até meados de março.”

Com a pandemia, a Vittude foi contactada por empresas de diversos setores: telecomunicações, varejo, bens de consumo, indústrias farmacêuticas, serviços financeiros, grandes startups de tecnologia e grupos educacionais. O porte das empresas varia, desde organizações com cerca de 1.000 a 1.500 funcionários até aquelas com cerca de 70 mil pessoas.

No mesmo período, o crescimento no número de usuários e psicólogos cadastrados foi expressivo no site da Vittude. A plataforma, que já registrava 2 milhões de visitantes únicos por mês em períodos normais, observou um crescimento de 318% no número de novos pacientes. Já o cadastro de psicólogos cresceu 835% em apenas uma semana.

Cliente da Vittude desde 2018, a empresa de marketing digital Resultados Digitais, com 750 funcionários, notou um aumento de 40% na demanda pela consulta com a psicóloga da empresa. Essa profissional faz o acolhimento e a triagem inicial, então direciona o funcionário para ações adequadas - uma delas é a psicoterapia, seja on-line ou presencial (antes do isolamento social).

Para dar conta dessa demanda, a psicóloga interna, que antes ficava só duas vezes por semana, agora trabalha um dia a mais - com consultas a distância. “Observamos o aumento da ansiedade e, em alguns casos, em direção a questões de pânico”, afirma Anderson Nielson, diretor de gestão de talentos da Resultados Digitais. "Estamos com ações de comunicação interna para diminuir essa ansiedade.”

A empresa, que já tinha a prática de promover conversas entre líderes e liderados, um a um, está orientando os gestores sobre empatia, “para entender realmente o que está acontecendo com quem está do outro lado”. “São conversas que consideram a pessoa em sua integralidade. Não tem mais como olhar o pessoal e o profissional separadamente”, diz Nielson.

Em outra plataforma de psicoterapia on-line, a Telavita, diz que houve um crescimento de 275% na procura vinda de clientes corporativos em março. A startup não informa o número exato de empresas que usam o seu serviço. “A Telavita vem fazendo diversos esforços para adq adquirir novos clientes. Entretanto, metade deles surgiu em março devido à pandemia. Os esforços ativos da companhia foram responsáveis pela outra metade”, afirma Leandro Ribeiro, chief marketing officer da Telavita.