Correio Braziliense, n. 21855, 17/01/2023. Política, p. 3
Reforço para batalhão da PM na Esplanada
Ana Maria Pol
Responsável pela segurança da Esplanada dos Ministérios, o 6º Batalhão de Polícia Militar vai ter aumento de efetivo e passará por mudanças na sede. O anúncio foi feito, ontem, pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), após reunião com o interventor da segurança do DF, Ricardo Cappelli, e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para planejar o reforço da segurança na Praça dos Três Poderes. A decisão ocorre na esteira dos atos terroristas de 8 de janeiro, que vandalizaram os prédios do Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com Celina Leão, a ideia inicial é melhorar a estrutura do batalhão para permitir reações céleres. “Queremos, no mínimo, mais 500 homens. Hoje, temos 248 para pronta resposta para essa área”, disse. Com o objetivo de aumentar o espaço da sede, uma área com mais de cinco mil metros quadrados vai ser usada, segundo a governadora em exercício.
Está previsto, também, o reajuste do valor pago pelo Serviço Voluntário Gratificado (SVG). “Temos a possibilidade de aumentar o voluntariado da Polícia Militar. Hoje, gastamos R$ 148 milhões e queremos dobrar para R$ 300 milhões”, informou. De acordo com Celina Leão, essa é uma reivindicação antiga da corporação. “Temos condições de aumentar de forma imediata, e as medidas estão sendo tomadas pelo secretário de Planejamento. Teremos, ainda, os homens que estão acabando os cursos de formação. Serão 600 pessoas prontas para entrar e atuar nas nossas forças de segurança”, completou.
Emergência
Lira, por sua vez, reiterou a importância da ação. “A nossa visita aqui tem como intuito fazer um planejamento de emergência para a ocupação de mais militares, para reforçar a segurança desta área sensível à democracia brasileira. E, logo após, vamos realizar a construção de um batalhão que proporcionará mais segurança para esse local”, frisou.
O deputado mostrou apreensão com a segurança na posse dos parlamentares, em 1º de fevereiro. Além disso, na mesma data, ocorrerá a eleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado. “A nossa preocupação agora é com a posse de 513 deputados, 81 senadores, seus convidados e familiares. Então todo o planejamento está sendo bem cuidado para que a gente não tenha nenhum tipo de surpresa”, destacou. “Temos de ter ciência de que muitas pessoas vão se deslocar, de vários lugares do país, para Brasília, e é importante que todos estejamos atentos, com um plano de segurança preventivo.”
Leia em: https://flip.correiobraziliense.com.br/edicao/impressa/4186/17-01-2023.html?all=1