Título: Consumidor está mais pessimista
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/12/2005, Economia & Negócios, p. A18
O forte recuo do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deixou marcas no consumidor, que está mais pessimista em relação à situação econômica do país. É o que indica o Índice de Confiança do Consumidor divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com o levantamento, houve queda de 1,2% na confiança dos consumidores brasileiros, passando de 104,2, em outubro, para 103, em novembro.
Segundo o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV, Aloisio Campelo, a evolução negativa em novembro foi influenciada pela deterioração das expectativas para os próximos meses.
- O consumidor vive na incerteza. Mesmo sabendo que existe uma possível tendência de melhora na economia, ele não quer arriscar, porque não sabe quando ela voltará a crescer - explicou.
O levantamento mostra que o índice de expectativa em relação às compras e às situações econômica local e financeira familiar recuou de 106,1 para 104,1. No entanto, a avaliação em relação à economia de sua região melhorou. Cerca de 11,1% dos entrevistados afirmaram que a situação financeira atual está boa - mais que os 10,6% de outubro -, enquanto 46,5% a consideram ruim, contra 47,7% em outubro.
Em relação ao futuro, o índice mostra redução de 42,6% para 34,9% dos que prevêem melhora da situação financeira da família. Já os que acreditam em piora saltaram de 5,3% para 7,2%.